quarta-feira, 19 de março de 2014

Que caminho você vai seguir?

Por Eric Colombo

Grandes mentes, estão presas em conceitos que a sociedade diz ser o melhor.


As escolas só oferecem três tipos de caminho aos jovens, o do emprego estável e seguro, onde riscos não são necessários, porém ainda assim existe instabilidade; o do emprego superestável e seguro, onde basta ser aprovado em uma prova, e pronto, você nunca mais terá que procurar emprego novamente; e o terceiro, de que se você não estudar, não terá um emprego. Mas será mesmo que essas são as únicas opções? Será que riscos não devem ser corridos?

Esse jovens crescem, ouvindo essas mesmas coisas, e acham que esse é o unico caminho a seguir, poucos são os que conseguem ver além disso, e por isso são considerados loucos pela sociedade, mas isso me faz lembrar de uma coisa, a Alegoria da Caverna, conhecido como Mito da Caverna. Essa parábola de Platão mostra exatamente isso. Aquele prisioneiro que conseguiu se libertar e ver de fora, que toda aquela "realidade", que lhe foi apresentada, era na realidade uma falsa ilusão, pode até mesmo ter retornado à caverna, para mostrar aos outros prisioneiros, que as sombras projetadas eram enganosas, porém, ao fazer isso, poderiam o considerar um louco, e até mesmo o matar por isso.

Os nossos educadores, nos mostraram apenas 3 caminhos, nos mostraram apenas as sombras projetadas nas paredes. Mas na realidade, as coisas não são assim. Foram esses os únicos caminhos apresentados para o ilustríssimo físico, Einstein. Einstein era revoltado sobre a postura de seus mestres na escola, ele não era subordinado ao sistema, e essa insubordinação, lançou base para que ele fosse boicotado. Porém isso não o desanimou. Einstein pensou que era possível existir um mundo fora daquela caverna, uma realidade superior, e que valia a pena lutar, mesmo que o muro entre ele o seu sonho fosse muito alto.

Como eu disse, temos um outro caminho, onde riscos são necessários, mas onde sonhos são realizados. Você tem um sonho? Corre atrás meu amigo. Te taxam de louco por isso? Parabéns, você está no caminho certo. Não seja uma ave de voo longo, presa a uma gaiola. Dinheiro, todo o trabalho da. Então não trabalhe pelo dinheiro. Trabalhe pela sua paixão, pelos seus sonhos. Se daqui a dois anos, seus objetivos e sonhos mudarem, não tenha vergonha de largar tudo, de mudar o seu caminho também. Você vai passar a maior parte da sua vida trabalhando, então trabalhe em algo que te de prazer, alegria, trabalhe em algo que te faça ansear pela segunda, e fazer com que não queira que a sexta acabe. Se o seu emprego está começando a ficar tedioso, cansativo e se tornando um fardo, peça demissão, o que de mal pode te acontecer, você não irá se tornar um morador de rua por largar um emprego.

Permita-se voar, permita-se ser livre. Eu acredito em mundo fora da caverna, eu já sai da caverna, acredite também, saia da caverna você também.

E agora? Que caminho você vai seguir?

Viva, sonhe, crie, e reinvente, seja louco, mas seja feliz.