segunda-feira, 23 de setembro de 2013

BlackBerry anuncia intenção de venda por U$ 4,7 bilhões

Empresa de aparelhos celulares assina carta de intenção para venda de controle a um consórcio liderado pela Fairfax Financial

Smartphones BlackBerry
Valentin Flauraud/Reuters
Em meio a uma crise, a fabricante americana de celulares BlackBerry anunciou nesta segunda-feira (23), em comunicado oficial, a intenção de venda de seu controle. O negócio está avaliado em 4,7 bilhões de dólares.

Segundo o comunicado, a empresa e o consórcio Fairfax Financial assinaram um acordo de intenções, na qual a Fairfax se dispôs a adquiri-la. No momento, a companhia passa por due diligence, a auditoria que ocorre antes de uma operação empresarial, como compra e venda.

O conselho de administração da BlackBerry, sob recomendação de um comitê especial, aprovou os termos propostos pelo consórcio, o qual busca financiamento do Bofa Merril Lynch e BMO Capital Markets.

A auditoria deverá ser concluída até o mês de novembro. O objetivo é negociar um contrato definitivo da operação até este prazo. Durante esse período, a companhia de celular poderá solicitar, receber, avaliar e, potencialmente, entrar em negociação com outras empresas.

Barbara Stymiest, presidente do Conselho de Administração da BlackBerry, afirmou em depoimento que a empresa está buscando o melhor resultado para os componentes da companhia, assim como para os acionistas. “É válido ressaltar que o processo de negociação oferece oportunidade para determinar se existem alternativas superiores a proposta do consórcio Fairfax”, informou.

Já Prem Watsa, CEO da Fairfax, acredita que se realizada, a transação abrirá um novo capítulo para a BlackBerry, seus clientes e funcionários. “Podemos agregar valor imediato aos acionistas, enquanto continuamos a execução de estratégias a longo prazo, com foco no fornecimento de soluções superiores e seguras aos clientes da BlackBerry em todo o mundo”, garante Watsa.

Na semana passada, fontes consultadas pelo The Wall Street Journal afirmaram que a empresa de celular poderá demitir 40% dos funcionários até o final deste ano. No entanto, Adam Emery, porta-voz da companhia, não quis comentar sobre o caso, a não ser que a BlackBerry passa pela segunda fase de seu plano de transformação, o qual motivará mudanças de organização.

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