quarta-feira, 4 de setembro de 2013

O outro lado do empreendedorismo

O empreendedorismo consiste muito mais na preparação do negócio e no conhecimento do mercado do que no simples fato de abrir o negócio próprio.

Reprodução/Endeavor

São diversos os motivos que levam um empreendedor a optar por esse caminho e a idade tem se tornado um fator bastante comum nesta escolha. Segundo levantamento realizado no início do ano pela empresa Data Popular, existem aproximadamente 1,5 milhão de jovens empreendedores no Brasil com faixa etária entre 16 e 24 anos; além disso, o estudo mostra que cerca de 22 milhões de jovens planejam ter seu próprio negócio no futuro.

Mas será que esses jovens empreendedores estão preparados profissionalmente e psicologicamente para dar um passo tão grande? Afinal, é preciso muito mais do que coragem para arriscar. A falta de planejamento antes de abrir o próprio negócio é uma das principais causas de falência e uma das maiores falhas dos novatos que estão entrando no mercado.

De acordo com outra pesquisa, realizada por Shikhar Ghosh, professor da Harvard Business School, 3 em cada 4 startups que têm investimento de capital de risco não sobrevivem ao mercado nem dão retorno aos investidores. O levantamento, feito com mais de 2 mil empresas, com aportes abaixo de 1 milhão de dólares, ao longo de 6 anos, contesta portanto os dados sempre positivos divulgados pelos investidores-anjo. Motivados por uma realidade distorcida, muitos dos jovens criam startups e tendem a fracassar no longo prazo.

O que podemos observar é que a falta de experiência no mercado profissional leva a geração Y, como são conhecidos os nascidos a partir da década de 1980, a pensar somente a curto prazo. Eles já ingressam no mercado desejando conquistar a independência financeira e aumentar a sua renda, quando antes é necessário prever e identificar os pontos fortes e fracos de um possível negócio.

Uma gestão empresarial bem pensada está focada em pontos-chave para atingir o sucesso. E a pesquisa de campo é primordial para fundamentar qualquer ideia que possa surgir no universo do empreendedorismo. Quais serão os custos e os investimentos da empresa? Quais são as tendências do mercado e os possíveis concorrentes? Existe demanda de consumo para o que deseja propor? Enfim, esses são apenas alguns fatores que precisam ser organizados. Se pensarmos mais a fundo, haverá ainda questões como o regime tributário para abertura de um negócio e se os profissionais da equipe têm suficiente conhecimento.

Diante desse cenário, será que aqueles com mais idade se preparam melhor antes de empreender? Bom, o que podemos afirmar é que o acúmulo de bagagem profissional é um grande diferencial para os futuros empreendedores. Ter idade mais avançada acarreta em mais responsabilidades, tanto no lado pessoal, com o sustento de uma família, quanto profissional, o que leva o empreendedor a analisar os prós e contras antes de arriscar-se a fundo em um novo negócio. É preciso estar preparado caso o negócio não saia como planejado.

Empreendedores mais velhos e com maior bagagem profissional serão no mínimo mais criteriosos e cuidadosos antes ingressar em algo que não possa lhes trazer estabilidade e confiança. Já os jovens, que não têm tanto a perder por possuírem o benefício do tempo, ousam mais neste quesito e assumem os riscos do ato impensado.

O empreendedorismo consiste muito mais na preparação do negócio e conhecimento do mercado, do que no simples fato de abrir o negócio próprio. É preciso agregar valor, planejar e desenvolver habilidades. Além de colocar tudo em prática, fator crucial para o tão sonhado sucesso.

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