segunda-feira, 22 de julho de 2013

Sebrae lança projeto Taxista Empreendedor

Iniciativa capacita profissionais em temas como planejamento e controle financeiro


Mateus Pereira                                   

Cerca de 155 mil taxistas de todo o país terão a oportunidade de melhorar os resultados de sua atividade. O projeto Taxista Empreendedor, criado pelo Sebrae Nacional, vai mostrar aos profissionais como gerenciar melhor seu negócio. A capacitação visa treinar os motoristas em planejamento, gestão, controle financeiro e atendimento ao cliente. 

Para isso, serão distribuídos em pontos de atendimento do Sebrae kits educativos multimídias compostos por manual impresso, cinco CDs e quatro DVDs. O material também está disponível na internet, no site www.taxistaempreendedor.com.br .

Na cerimônia de lançamento, nesta quinta-feira (20), o presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, entregou o kit à Maria Bonfim, presidente do Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas e Auxiliares do Distrito Federal (Sinpetaxi), que representou a categoria. “Com profissionais capacitados, o cliente não diz adeus. Ele diz até logo”, resumiu Maria.

Barretto ressaltou a importância dos taxistas para o Brasil, pois eles são os primeiros contatos dos turistas que chegam ao país. “Os motoristas precisam se enxergar como empresários e cuidar do táxi como um negócio”, destacou. E completou: “Receberemos grandes eventos internacionais, como a Copa das Confederações 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014, portanto, é fundamental que eles estejam capacitados. O material vai permitir que os taxistas estudem nas horas vagas, à espera do próximo cliente”.

Entusiasmada, a taxista Luciana Brás, que há nove anos roda pela cidade, sabe que investir em estudo significa crescimento profissional e mais lucro no final do mês. “Sei que estarei mais preparada para continuar na estrada”, garante. 

Mesma opinião tem o colega de profissão Antônio do Nascimento. Com 37 anos de praça, ele espera que o projeto faça com que ele aprenda a gerenciar melhor o táxi. “Estou desatualizado. O dinheiro entra e acabo gastando sem planejamento. O projeto do Sebrae chegou em boa hora”, comemorou. 

Certificado

De acordo com a gestora do programa, Andréia Calderan, da Unidade de Capacitação Empresarial (UCE), o prazo de conclusão do estudo com os kits é até dois meses. Ao terminar o curso, o taxista deverá entregar a ficha de avaliação em qualquer ponto de atendimento do Sebrae para receber o certificado de participação e um adesivo com a marca do taxista Empreendedor .

Nenhum comentário:

Postar um comentário